Na Quarentena com Lorenas












Costumo dizer que a vida não cansa de nos presentear e o faz sempre de maneira peculiar. Duas semanas antes de entrar na quarentena de 2020 (sabe-se lá quantas mais virão), conheci três Lorenas. Cada uma em uma turma diferente do curso de qualificação onde dou aulas de inglês e gestão administrativa. No meio da pandemia, outra Lorena chegou. Se matriculou em meio à crise. 

A quarentena já passava dos cinco meses. Alguns alunos haviam desistido, outros mudado de cidade, os mais resilientes se mantinham nas empobrecidas aulas via WhatsApp. Não há meio de comunicação que substitua o relacionamento presencial. Olhar, voz, presença, energia. Tudo que é natural em um relacionamento se enfraquece na inteligência artificial. 

Em uma nova fase de tentativas de comunicação, tentávamos usar o Zoom. Algumas turmas se adaptaram facilmente, mas a internet ainda falha na região impedia uma adesão maior. O desânimo causado pela longa quarentena também tinha forte influência. 

Gerenciamento de crise, um tema do curso de qualificação, estava presente a cada dia: do planejamento da aula até a expectativa pela entrada de alunos na sala de aula virtual. Era estranho estar em uma sala virtual sozinha no fim da sexta-feira, mas crise é crise. Nada de desanimar... quem sabe alguém entra. E Lorena entrou. Que sensação boa ter alguém em sala para discutir ferramentas de marketing. Melhor ainda, ouvir o entusiasmo de Lorena sobre seu trabalho. O bom profissional vibra a energia da resiliência. Faz as coisas acontecerem. Não olha obstáculos. Mira no horizonte e vai. 

Na semana seguinte, duas alunas de turmas diferentes me procuraram. As duas pediam uma aula presencial para tirar dúvidas. O nome delas – Lorena. Cada uma com uma motivação diferente. Me procuravam para seguir em frente, continuar a batalha. 

Três Lorenas – uma semana. Me despertou atenção. Qual o significado do nome? Aprendi que deriva de Lorraine, região da França próxima a Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. Lorraine vem de “louros da vitória”. 

“A origem do nome Lorena é grega e significa energia e força. Indica tranquilidade e integridade de ânimo, em especial nos momentos de tomar decisões definitivas. É próprio de mulheres que dirigem suas vidas com determinação.” (https://www.significadodonome.com) 

Estava explicado. Ao compartilhar um pedaço do trajeto dessas Lorenas guerreiras, vibro com a garra e perseverança com que enfrentam seus desafios. 

A quarta Lorena também tinha um brilho especial. Com ela aprendi sobre Doramas. Companheira solidária, foi a primeira a cumprir a tarefa de recomendar suas colegas de classe no LinkedIn, uma das atividades do módulo que estudávamos. Lorena não deixava tarefas por fazer e participava das aulas do WhatsApp como se estivesse em sala de aula presencial. Seu entusiasmo foi agradável companhia no início da epidemia. 

A quarentena vai acabar, novos desafios virão e observarei feliz essas Lorenas guerreiras colhendo os louros das batalhas que se recusam a abandonar. Obrigada, Lorenas... por me inspirar.

Comentários